Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

Matrimônio na Igreja Católica Brasileira é Valido?



Aqui uma das questões que geralmente me apresenta:

Gostaria de saber se a realização de cerimonia matrimonial na sua igreja é valida, pois estão me dizendo que se eu casar na Igreja Catolica Brasileira, nao tem validade alguma, é verdade? Obrigada!

Querida irmã em Cristo:
Que a paz e o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo te acompanhe sempre.

Sua dúvida foi gerada por pessoas que desconhecem a Teología Católica. Minha resposta é:

1°- Todo casamento fora do ambito da Lei Civil não é Valido. Não é reconhecido pelos Cartórios. Só o casamento religioso com efeito civil que o cartório autoriza. Isto sem exceção!

2°- O Catolicismo não é patrimônio exclusivo de uma Igreja. No brasil existem: Igreja Catolica Apostólica Romana; Igreja Católica Apostólica Ortodoxa; Igreja Catolica Episcopal Anglicana; Igreja Católica Apostolica Brasileira - ICAB. Cada igreja é autonoma e legalmente reconhecida e amparada pela Constituição Brasileira. Por isso, nenhuma Igreja pode dizer, sem provas, que um Sacramento de outra Igreja é inválido. É a própria igreja, que em um caso particular, por motivos graves, investiga se teve
irregularidades e se pronuncia na valides ou invalides do sacramento administrado. 

3°-  O Sacramento do Matrimônio é o único que os Ministros do Sacramento são os noivos. Isto é, os noivos fazem a valides do matrimônio. O sacerdote é Testimunha qualificada e dá a benção nupcial, confirma o que os noivos manifestaram de livre e em comum acordo.
De tudo isto, posso afirmar que Igreja Católica Apostólica Brasileira tem Sacramento do Matrimônio valido!

Se tem alguma igreja, que diz não reconhecer ou não aceitar, isto é politica e não fé. Este modo de agir só é para dificultar e atrapalhar a pastoral de outras denominações católicas. Mas quem recebe os nossos Sacramentos tem tudo em nossa Igreja.

Minha benção!

Padre Hector
Filosofo e Teologo
Vigario da Paróquia Santo Expedito- S.V.-SP

segunda-feira, 9 de julho de 2012

É contra a Doutrina Cristã Católica Batizar pela 2° Vez!



Quem recebeu o Sacramento do Batismo na Igreja Católica Apóstolica Brasileira está validamente batizado e por nenhúm motivo deve permitir ser REBATIZAR. É CONTRÁRIO À DOUTRINA CATÓLICA e APÓSTOLICA.

Os motivos são varios:
1°- Não é, nem nunca foi, prática da Igreja Católica rebatizar os que já foram batizados.
2°- Se alguma denominação Católica alegar que deve rebatizar de novo, os fieis de Nossa Igreja deverão exigir que dêm argumentos por escrito. A fim de poder constatar, que igreja ou paroquia, sacerdote ou Diocese, alegar, quando é invalido e por quê. O fato de não apresentar argumentos indica que se trata só de política e não de doutrina cristã.
3°- Quem alegar que deve REBATIZAR, por exemplo, está contra a DOUTRINA, QUE É DE FÉ, DEFINIDA no CONCÍLIO DE TRENTO (D 852).
4°- E Santo Tomás de Aquino da os argumentos:
   A)   Por que o batismo é uma regeneração espiritual, e ninguém nasceu duas vezes.
   B)   Por que fomos batizados em virtude da morte e ressurreiçaõ de Cristo, que não morreu nem ressucitou mais de uma vez.
   C)   Por que o batismo imprime caratér, que é de fato indelével, e deixa alma selada para sempre.
   D)   Por que o batismo é recebido principalmente contra o pecado original que é único. (Suma Teologica, III, 66,9)

A nossa Igreja Católica Apóstolica Brasileira sempre respeitou e mantém as normas litúrgicas. São válidos todos os Sacramentos por que, segundo a Teología Católica, têm que ter os principios de Matéria, Forma e Intenção. A Materia do Sacramento do Batismo é a agua. E a Forma do Sacramento do Batismo é a Santíssima Trindade, expressada assim: Eu te batizo, (nome da pessoa) em Nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo. A intenção é fazer o que Cristo fez, e isso nossa igreja sempre â teve. Quem diz o contrário não é de nossa Igreja!

A todos os fiéis que receberam o sacramento do batismo são também membros de nossa Igreja Católica Apostólica Brasileira. Isto é, membros que podem e devem receber os demais Sacramentos: Eucaristia, Confirmação, Casamento, Penitência e Extrema Unção. E aos candidatos ao Sacerdócio o Sacramento da Ordem. Os 7 sacramentos instituidos por Cristo. Por isso não devem procurar fora o que já têm dentro da sua Igreja!
Padre Héctor
Formado em Filósofia e Teología Tomista.
Vigário da Paróquia Santo Expedito- S.V.-SP.