Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O mal do século é a ignorância religiosa




Penso que no século 21, cheios de informação e tecnologia, temos um mal gravíssimo como é a ignorância religiosa. Não é por falta de religiões, nem movimentos religiosos, mas falta interesse da verdadeira doutrina. Hoje temos pseudo religiões que são ótimas em questões práticas, mas de espiritualidade NADA! O homem moderno peca de sensibilidade, identificando Fé com sentimento. Por tal motivo a pregação destes neo-movimentos é para pessoas em tribulação, problemas, insônia, etc. manifestando como o mundo moderno estressa, deprime e deixa doente a qualquer um. Mundo consumista e prático. E Deus, Jesus Cristo e sua Igreja esta fora! Só entra neste mundo se soluciona os problemas do homem e da mulher; e do jeito que eles querem! Tornando Deus Nosso Senhor, uma “marionete” do homem de hoje.

Nesta altura alguém se pergunta: e por que tem tanto sucesso? E este aparente sucesso balança a mais de um na mudança de sua fé! Podemos responder que por vários motivos; humanos todos; investimento, propaganda, mídia, radio ou TV, etc. Mas um dos mais forte é a ignorância religiosa; o Cristão não sabe a doutrina cristã. Não sabe verdades fundamentais da nossa Santa Fé:

*Fé inerente a nossa alma. A fé não é sentimento. O sentimento é do corpo e não da alma.

*Jesus Cristo Filho de Deus. E por isto da mesma Natureza do Pai, Divina. Jesus é Deus!

*O pecado, que é uma transgressão voluntária da Vontade de Deus. Isto é os Mandamentos que devemos saber para não os transgredir.

*A Graça Santificante, que é uma participação da Vida Divina. É a graça de Jesus Cristo que pela qual nos santificamos.

*Eucaristia: A Missa é um Sacrifício. É uma renovação do Sacrifício Redentor da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santo Altar. Por isso, não é uma simples Ceia ou Reunião de Fieis.

Mais ainda, verdades como Céus, Purgatório e Inferno.  Muitas vezes questionadas por não ser conhecidas profundamente.

E temos verdades que o povo não sabe ou esqueceu que estão no Credo Apostólico.

O homem moderno substitui estas verdades do Cristianismo com falsas verdades o pior com meias verdades! Substitui por que o homem, ser inteligente, não pode ficar ignorante por muito tempo. Substitui por verdades orientais, que negam o pecado, procurando falsas felicidades. Substitui as práticas cristãs de oração por “meditações orientais” que são mantras repetitivos, que servem para relaxar e não para pensar, refletir ou raciocinar que é o que significa a palavra cristã de Meditação. Substitui com verdades bíblicas interpretadas sempre do “meu jeito” ou como algum pregador entendeu! E pior ainda, abrindo a bíblia para encontrar uma palavra ou frase, que será interpretada de “meu jeito”, que para “mim” será uma mensagem particular. Esta prática é tentar a Deus, forçando a Deus a realizar um milagre, que não é necessário. Deus falou, o escritor sagrado escreveu e você tem que se esforçar para entender; por isso Deus te fez a sua imagem e semelhança, isto é inteligente! Entender a Vontade de Deus é um exercício de toda a nossa vida.

Substituir as verdades cristãs está sendo contraditório, inconseqüente, ignorante na fé.

Voltemos a Santa Missa. Voltemos à sã doutrina de Jesus Cristo. Voltemos a Direção Espiritual seria, com um sacerdote qualificado, com experiência na vida espiritual. O tempo é curto!

Que Nosso Senhor Jesus Cristo e Maria Santíssima nos concedam a graça de sair da ignorância religiosa e ajudar a nossos irmãos a ter e entender as verdades de nossa fé Cristã e nossos Ritos Católicos.




Padre Héctor
Vigário Paroquial
Paróquia Santo Expedito e Menino Jesus.

Um comentário: