Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

"O fracasso do Missionário"

"A sofrida conversão de Santo Agostinho", de Fra Angelico, Museu Thomas Henry

Beit Jala, 29 de junho de 2013
Anos atrás, eu comecei a escrever uma peça que vai levar anos para ser concluído... é um fracasso? Eu não sei. Nessa carta aos missionários, eu projetei entre outras coisas, para desenvolver o tema do fracasso da missão.
De acordo com o dicionário,  fracasso é um evento deplorável como um estrondo que vem à vida de uma pessoa em um inesperado e percebido como uma ruína, perda, e, portanto, a mesma causa de dor, tristeza e infelicidade.
Em minha opinião existem dois tipos essenciais de fracasso. Uma delas é a fracasso por excelência: o pecado, especialmente o mortal, mas não só. Outro é o fracasso na ordem natural em que as coisas não têm nada a ver com a má vontade. Coisas que acontecem, você não têm e ninguém tinha previsto.
Além do fracasso como tal, é necessário notar que, para ser algo que está intimamente relacionado com a pessoa e sua caraterológia, às vezes, o que não significa absolutamente nada para alguns, para outros constituísse um evento fatal.
O fracasso não é sinônimo de depressão ou tristeza ou perturbação qualquer um tem, mas "algo" que ocorre de tal forma que se experimenta a vida de um acidente, algo que termina verdadeiramente terrível, de forma abrupta, o que é estava fazendo, ou estava prestes a fazer
****
A vida do missionário é marcada por uma série de fracassos. Expressa bem esta Enrique Rojas: "A melhor vida é cheia de decepções, dificuldades, fracassos, coisas que ficaram pelo caminho e não sairão."
A questão não está ficar parado diante do fracasso. Fracasso é algo que diminui, sim. Pelo menos por algum tempo. Mas muitas vezes perplexo. "E agora?" (Como  se perguntaria o personagens de 'Nemo'), mas absolutamente não pode ficar sem ação e deixá-lo ocioso, como uma espécie de estátua de sal... como se viver a vida na terra já  não existe mais e, contraditoriamente, se estaria nesta vida, mas já notei uma eternidade de miséria e desolação.
Ainda assim, é comum encontrar pessoas presas por seus fracassos, reais ou aparentes. Assim que são ancoradas no passado, sem possibilidade de um passo, embora pequeno para movimentar para frente.
Este documento, destinado em grande parte para ajudar os missionários a avançar, apesar de toda a tristeza e apesar de todas os fracassos, de diferentes ordens que você experimentou.
*****
 Qual é o fracasso. Existe Que tipos de fracassos. Quais são as diferentes causas e, portanto, há muitos tipos de fracassos. O que fazer com o fracasso. O que não fazer. A glória de um fracasso.
Estas e outras questões entram em estúdio no fracassología.
Agora eu só vou focar que existem falsos princípios sobre o que é o êxito e fracasso.
Uma aparentemente banal, mas muito comum e ruim, é pensar que o sucesso e o fracasso dependem do número.
Preguei um curso de Exercícios Espirituais de 50 pessoas: sucesso
Fracasso: eu preguei um retiro de um dia um aspirante e uma pequena conversa, alguns consagração leigos
Eu sou famoso... vou celebrar a Missa com 1000 pessoas a cada fim de semana: o sucesso
Ninguém me conhece... celebrar a Missa só, incluindo fins de semana: fracasso
Em meus anos como padre batizou 1.234 pessoas: sucesso
Em meus anos como padre preparou um neófito... mas nunca foi batizado: o fracasso
Eu corro dezenas de pessoas: sucesso
Não fale com ninguém: fracasso
Deus fez através de mim 40 vocações para a vida sacerdotal e religiosa: o sucesso
Deus fez através de mim que uma pessoa é dedicada à Nossa Senhora do Carmo: fracasso
Fundei casas, escolas, casas de sucesso: êxito
Eu afundei a uma missão que tinha em tal lugar: fracasso
Eu preparei em minha vida uma inumerável multidão para a Primeira Comunhão: sucesso
Eu me preparei desde o meu lugar de missão, dois sobrinhos para a segunda Comunhão via internet: fracasso
Em dois anos realizei 50 casamentos: sucesso
Em um ano eu enterrei 100 pessoas, muitos... Eu não tenho tempo para dar a Unção: fracasso
Eu falo duas línguas: sucesso. 3: super sucesso. 5: Um sucesso completo
Eu só falo a minha língua... é ruim: fracasso  
Escrevi muitas coisas, histórias, opiniões, obras de sucesso:
Escreveu cinco e-mails, SMS e 15 172 crônicas (os outros 172 escreveu a um amigo): insuficiência
E assim, com um monte de outras coisas que parecem que a matemática é a medida do sucesso e / ou fracasso.
*****
Na vida há muitos fracassos de missão, objetivo ou subjetivo. Os fracassos que mais  atrapalham são causados pela falta de virtude e, se isso acontece, infelizmente, a perda da vida de graça. Ou deliberados pecados veniais. Ou defeitos não combatidos que, com o passar do tempo, ficam em uma espécie de monstros que aparecem mais fortes do que eu... e que o mesmo Senhor.
Nada disso deve nos deter. Seja qual for a causa do fracasso e fracassos. Muitos ou poucos. Objetiva ou subjetiva, às vezes mais, porque eles tinham vergonha de ser uma evidência inútil - (como se Deus e as pessoas que não sabiam de antemão qual é o vento, tudo e qualquer pecado...).
Sean fracassos conhecidos que machucam mais, embora menos grave, porque eles vão em um sentido contra a fama ou oculto.
Os fracassos que são previstos por todos ou simplesmente inesperados.
Fracassos que há muito tempo nos acompanharam e, portanto, é como ter mais raízes... ou fracassos momentâneos ...
Fracasso. Qualquer que seja a causa primária e as causas secundárias, o que foram as circunstâncias que aumentam e agravam. Seja qual for a ocasião que encontramos a nossa vida...
De tudo isso, enquanto a vida... pode-se tirar proveito. Para a mão direita de Deus pode fazer tudo, tudo. O mais miserável pecador o maior santo. Fracassos em último análise, a maioria absoluta, o pecado e a cruz, a fonte de alegria eterna e salvação (embora cada um causalidades diferentes). O Felix culpa! -et/vel- Salve Crux Ave Spes Unica! (Oh feliz culpa! -y/o- Salve Cruz, Only Hope!).
*****
Os santos têm usado seus facassos, às vezes realmente ótimo, e até mesmo do público e até mesmo vergonhoso, para avançar.
Santos riram de si mesmos e do mundo, porque aprenderam com a experiência do fracasso pessoais do pecado e muitas outras coisas.
Na vida dos Santos fracassos foram a ocasião para um novo começo, de fato, ter sido a ocasião para ser melhor e dar mais frutos para a vida eterna.
Então leia o Monsenhor Giuseppe Canovai, morreu em Buenos Aires, com fama de santidade: "Ah fracasso exterior, envie-me, Senhor", que é apenas uma das traduções dos ensinamentos de Santo Inácio, que o Pe. Buela nos ensinou e os nossos sacerdotes sempre a pedir com sinceridade, confiança e alegria: “concede-nos, Senhor, sofrer por Vos, opróbrios e desprezos. Se conseguirmos passar sem eu e outros pecar”.
São Raimundo de Penhafort experimentou um enorme fracasso por dar um mau conselho... deixa tudo, é dedicada-se... foi co-fundador da Ordem da Misericórdia... graças a ele que temos contra os gentios Summa ele implorou para St. Thomas para escrever.
São Luis Gonzaga está doente... má cicatrização doente perder uma vida em plena floração da juventude. Muitos projetos truncado!
Santo Afonso de Ligório após um fracasso notório em um caso no Tribunal... e se consagra a Deus... 
Bendita bala quebrou os ideais mundanas de Ignácio de Loyola. Após este fracasso, santo.
E... "Bem-aventurados jogo", aquele que, por permissão divina, foi criada por ocasião da conversão de um Camilo de Lellis... depois de um fracasso, santo.
Gabriel da dolorosa... perder a saúde... promete... mais uma vez... não pode decidir... finalmente entra no convento... a morte... e morre jovem, grande fracasso! Eles tinham tantas esperanças depositadas nele. Hoje, santo, um dos patronos da juventude.
As missões jesuíticas início no sul da Argentina e Chile... falhar... estão desoladas... um Mascardi, Fluir, Guillelmo... parecem trabalhado em vão. Muito tempo depois de os Salesianos vir a Patagônia... com grande entusiasmo e sacrifício de dezenas de religiosos... dificuldades pastorais e fracassos entre as tropas, soldados e oficiais... mas também entre os aborígines... todos eles morrem. Fecha uma importante missão no sul... tudo está perdido! Sucesso ou fracasso? Hoje todos Patagônia é uma terra com a maioria de sua população cristã católica.
Daniel Comboni fundou missões na África negra... muito dos missionários vão morrer no caminho... tudo parece um fracasso... hoje a Igreja na África é o mais rápido crescimento em todo o mundo.
Podemos encontrar coisas semelhantes na vida de Piergiorgio Frassati, o Padre Pio, de Charles de Foucauld, São Luís Maria Grignon de Montfort, São José Calasanz, Barbastro Martyrs 'e milhões de confessores e mártires da fé de todos os tempos, Peter... etc.
Poderíamos continuar com inúmeros exemplos, porque em última análise, de que o "dia maldito", quando nossos primeiros pais desobedeceram a Deus... após o completo fracasso, o pecado mortal. O primeiro pecado mortal de um ser humano... depois daquele dia, Deus permite fracassos morais servem para misterioso caminho de volta para ele, se aceitarmos a graça e voltas, e permite, ou mesmo quer, outros fracassos naturais... para reparar a justiça perdida, para dar ao homem a oportunidade de forjar a sua vontade e, acima de tudo, estou absolutamente convencido, de que tudo depende de Deus e que do mal pode Deus tornar-lo um bem!
São Maximiliano Maria Kolbe disse: "Deixem-nos, mas não se preocupe. É necessário que as tribulações externas e internas, fracassos, falta de vontade, fadiga, provocações e outras cruzes purificar e fortalecer-nos. Também tem que ser paciente com você mesmo e, mesmo com o bom Deus, que nós tentamos amar"
Feliz festa de São Pedro e São Paulo! 17° Feliz Aniversário de Ordenação! Parabéns a todos os nossos entes queridos, familiares de sangue ou de espírito!

Pe. Gabriel Eduardo Romanelli, IVE

Tradução Padre Héctor

Nenhum comentário:

Postar um comentário